19 de janeiro de 2014

Resenha: Sombra e Ossos (Trilogia Grisha #1), Leigh Bardugo

Autora: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Páginas: 288
Gênero: Fantasia
Nota: ★+

Sinopse: 
 Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.
 A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.
 Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

Resenha

 Nem sei por onde começar! Eu amei esse livro e com certeza ele entrou pros meus favoritos. A escrita da Bardugo é muito boa, e eu nem percebia o tempo passando enquanto lia. A trilogia Grisha nos traz um ambiente diferente do que encontramos hoje em dia. Os nomes e o local onde a história se desenvolve foi inspirado na Russia (mas só inspirado, pra quem conhece sabe que não tem nada haver com a cultura russa em si) e as vezes, principalmente no começo, eu meio que me enrolei pra ler certas partes, mas é fácil de se acostumar.
 A escrita foi a melhor parte. A autora não fica explicando as coisas nos mínimos detalhes, mas isso é ótimo! Parece que minha imaginação fluiu de modo diferente. Quem narra a história é a Alina, (protagonista) e ela consegue passar as emoções dela pra nós, sem ficar um capitulo inteiro  descrevendo seu ponto de vista sobre as coisas.


 Não posso deixar de lado os personagens. Todos tem personalidades muito originais, e nada enjoativos. Alina não é boba, ela se põe na frente de algumas pessoas e se da valor. Muitos personagens, principalmente os Grishas, são muito bons, e foram os que eu mais me apeguei, principalmente o Darkling, que nem vou falar muito pois ele tem uns dos papéis mais importantes na historia. O romance é ótimo, meio que um triângulo amoroso muito fora do comum e nada cansativo nem clichê. Mas os melhores YA tem triângulo amoroso né?
"Na primeira vez em que entrei na Dobra, tive medo da escuridão e da minha própria morte. Agora, a escuridão não significava nada pra mim e eu sabia que logo a morte pareceria um presente."
 No livro tem humanos comuns e grishas que tem poderes. Mas no mundo grisha, que é separado dos humanos, tem toda uma hierarquia que os separa por grau e tipo de poder. É tudo muito bem  organizado, pensado e explicado.

 Algo muito bom mesmo, que eu adorei muito, foram as reviravoltas que tiveram. Tem surpresas o tempo todo e na hora que você acredita que tudo se estabilizou PÁ! A autora vem com uma bomba que te surpreende. Eu quase fiquei sem respirar enquanto lia.

 

Falaremos agora da edição. E que edição! A capa, a lombada e até a ante capa tem relevos. Dentro do livro tem um mapa maravilhoso, uma pagina dedicada a nos mostrar como os grishas são divididos. As aberturas de capítulos e até mesmo onde marca o número das páginas tem detalhes lindos.



Book Trailer


Escrito Por: Mello

4 comentários:

  1. Fiquei louca pra ler! Ja estou procurando resenhas em outros blogs pra ver. E nem acho esse livro muito caro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, vale a pena ler, é maravilhoso. O preço também é bastante acessível.

      Excluir
  2. Cara, realmente os melhores YA tem triangulo amoroso. Esse livro é bem legal, tbm recomendo.

    ResponderExcluir
  3. Muito muito muito legal! Gostei mesmo! Seu trabalho é realmente algo de se reconhecer! Vocês fazem projetos online também voltado ao seu público de leitores e leitoras? Vocês talvéz deviam pensar em entrar em contato com o www.melhoramiga.com.br e realmente tentar algo junto com aquele site! Sei que eles estão fechando um grupo de 20 a 50 blogueiras e vlogueiras(YouTubers) para começar um projeto online em especial claro, para meninas e mulheres vlogueiras e blogueiras. Boa sorte a todos! Feliz 2017!

    ResponderExcluir