7 de julho de 2014

Resenha: Cidade do Fogo Celestial (Os Instrumentos Mortais #6), Cassandra Clare

Eu não achei a capa brasileira com boa definição.
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 532
Gênero: Fantasia
Nota: ★+
ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.


Atenção! Essa resenha contém spoiler sobre os outros livros da série (resenhas aqui).

 Já fazem quatro dias que eu terminei o livro e parece que ainda estou sem falas. Eu fico planejando o que escrever sobre ele mas parece que é tanta coisa que eu nem sei como colocar em palavras. Algo que ocorreu é uma das piores sensações que um leitor pode ter, que é a saudade imediata dos personagens, óbvio que eu sabia que depois de seis livros grandes a saudade viria mas não imediatamente. A boa notícia é que a Cassie já confirmou que vai ter esses personagens na próxima série, mas não como protagonistas.

 Algo que me agradou demais aqui foi o fato da escrita e do enredo voltar a ser tão poderoso quanto o segundo e o terceiro volume. Poderoso o suficiente pra me fazer ler umas cinquenta páginas e já parar de ler pois é muita informação, muita emoção, muita perfeição. Aquela sensação de afundar na história a ponto de uma escola de samba passar na sua frente e você nem ver ocorre aqui.

 Sei que muita gente teme mortes, pois as informações que recebemos sobre o livro é que ele seria uma carnificina. Estamos em guerra aqui, então obviamente muitos seres do submundo e muitos caçadores de sombras morrem, muito mesmo, na verdade logo no prólogo temos uma boa dosagem de morte e crueldade. Mas não fique com receio pois não é nada assim tão horrível.

 Sobre os personagens, acho que três me chamaram mais atenção. O primeiro sem dúvida foi o Alec que esta ótimo aqui, ele aparece bem e podemos sentir um apego maior por ele; Jace volta com tudo, tudo que tinha deixado a desejar nos dois últimos; e Sebastian, ele é simplesmente ótimo e um dos melhores vilões que eu já vi, um psicopata nato do estilo que falo "matei porque eu quis". Os outros continuam ótimos.

 Uma coisa que me incomodou foi algumas soluções para problemas bastante fáceis, na verdade não exatamente fáceis mas simples, do tipo que te faz pensar "sério? É só isso mesmo?". Mas o encerramento da série é completamente espetacular e feito de uma form bastante inteligente.

 Nesse livro tem uma presença bem alta de personagens que estão em As Peças Infernais e também que estarão em The Dark Artifices (próxima trilogia da autora) mas novamente quero aconselhar, leia As Peças Infernais e de preferencia antes desse livro, vai ser muito bom, sério.

 Quanto à edição, qualquer um que esteja lendo essa resenha já deve ter lido os outros livros, então é no mesmo padrão e eu não achei necessário tirar fotos. Achei sim defeitos na revisão, defeitos bem feios de ortografia e falhas na impressão. Quanto aos extras que vem na edição americana, nós não podemos contar com eles, mas a editora Galera Record já se justificou por isso.

Post feito por: Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário